sábado, 12 de julho de 2008

A CONTRIBUIÇÃO DO CELULAR NA EXPANSÃO COMUNICACIONAL

Lemos, com freqüência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo.É o que reflete NEGROPONTE em A VIDA DIGITAL.



Segundo o autor,o celular contribui para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção capitalista, que busca o lucro, a expansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico.

As redes de comunicação permitem o processo de distribuição "just in time", em tempo real, com baixos estoques. Permitem a produção compartilhada, o groupware, permitem o aparecimento do tele-trabalho -poder estar conectado remotamente à sede da empresa e a outros setores, situados em lugares diferentes. Segundo NEGROPONTE,tudo isso são formas de expressão da expansão capitalista na busca de novos mercados, de racionalizar custos, de ganhar mais.

Analisamos, de acordo com o pensamento de NEGROPONTE, que a busca pelo lucros estão associados a qualquer nível de tecnologia. O celular é mais um mecanismo de obtenção destes lucros. Toda via, uma vez que o processo da informação se torna mais fácil e prática, ela, consequentemente, obterá seus resultados.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
-------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, este é só o início de nosso trabalho. Logos estaremos postando sobre BLUETOOTH E PUBLICIDADE, ao qual é o nosso foco. Uma boa leituta a todos e até mais tarde.

Nenhum comentário: