quinta-feira, 24 de julho de 2008

MARSHALL MACLUHAN MANDA LEMBRANÇA

Uma vez que o futuro está nas mãos da ERA TECNOLÓGICA, antes mesmo de qualquer aparato mais sofisticados, pensadores e filósofos já detinham em suas mentes A IMAGEM DE UM NOVO FORMATO DE MUNDO. Macluhan nos descreve o que seria esse futuro, podemos até dizer que o pensador previu o que André Lemos classificou de CIBERCULTURA.
O máquina como extensão do homem, como citamos em textos anetriores, é realmente o meio das informações aceleradas? vejamos o que Marshall Macluhan tem a nos dizer.


Os meios de comunicação em massa extorquiram do homem o pensamento racional.
MacLuhan, o profeta da era eletrônica,alertou para o advento da "aldeia global", que seria conquistada pela "ruptura, reversão, implosão e explosão" da consciência individual após o advento "da escrita" e dos meios eletrônicos de comunicação.
A nova sociedade é "instável"; e,

o início do processo de realização da "aldeia global".

Na essência o conceito de "aldeia global" é parecido com o da "aldeia natural".
MacLuhan afirma que a nova ordem social, para "realizar-se", necessita de extrema rapidez na comunicação e no armazenamento da informação.
Nesse contexto, é que entram a televisão, os computadores, celulares e tecnologias como um todo.
Ao fim do processo histórico, a sociedade futura, ou "aldeia global", será regida pela trilogia:
interação,
unificação
e aculturação.

Interação porque o novo homem será habilitado para intervir na vida dos seus semelhantes, ao mesmo tempo que também dependerá de todos eles.

Unificação do globo com o indivíduo. Não haverá mais o homem público, (sem personalidade), e o privado, (com personalidade individual), mas o homem em intimidade com o globo.

Aculturação, na medida em que toda atividade humana, vivida na forma concreta e/ou imaginária, será transformada em cultura, interiorizada logo que criada.
O homem da idade eletrônica, ou "mecanizada", viverá uma solidariedade profunda para com os seus semelhantes, como um mesmo organismo, implicando a sua participação na vida dos outros, o auxílio, e a transformação dos conflitos em dramas interiorizados por cada indivíduo.

Podemos concluir que a era "mecanizada", como prefere o autor, está relacionada aos meios e seus dados. Esses dados, informações, são distribuidos de várias maneiras e por diversos meios. A publicidade - propaganda - está diretamente ligada ao que o autor nos retrata, o fato de uma mensagem chegar até o indivíduo através de um computador não é mais novidade. O moderno "bateu na porta" e o computador não é mais o centro pois ele se estendeu e o mesmo processo podemos fazer através de um celular - como vimos anteriormente em textos e vídeos - Palm e etc.
Por fim, deixamos a critério do leitor interpretar a questão a sua melhor maneira - claro que de acordo com os pensamentos do autor.

O Meio é a Mensagem, ao passo que se estende as variações humanas. A informação é dependente deste meio? Ela necessita de um fio condutor?
A nossa resposta já foi dada, e a sua?


FONTES DE PESQUISA:
"MacLuan", de Alain Bourdin, Editora Melhoramentos, 1979.
"O meio e a mensagem", H. M. MacLuhan, Editora Record, 1969
"MacLuan por MacLuan", organizada por Stephanie MacLuhan, Ediouro, 2006.

Nenhum comentário: