quarta-feira, 16 de julho de 2008

A PROPAGANDA DO CELULAR NOKIA 6255 E A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA VIA BLUETOOTH




“Alta performance na estrada... design e tecnologia em cada item de série... sistema de som avançado... mp3... um verdadeiro escritório móvel. Acesso a internet... câmera de vídeo... e até Bluetooth. Na verdade é só um telefone quando você quer.”


A princípio imaginamos que o texto se refere a um carro, uma grande máquina, com toda tecnologia avançada, além da algumas comodidades semelhantes. Porém, o texto se refere a uma propaganda do celular Nokia 6255, que serve de modelo, ou, de referência para análise do tema deste blog. Análise esta referente à temática que aborda o culto à tecnologia e a hipermodernidade através de uma das ferramentas mais utilizadas pelo o homem e que tem como aliado para sua divulgação a propaganda. Se tratando de ferramenta: o celular, ou até mesmo, “geringonça”, por que cada dia é um equipamento que se torna cada vez mais desvalorizado devido sua constante efemeridade em inovações. A despeito da tecnologia: a via Bluetooth, que permite que o usuário possa tanto receber, como enviar arquivos de imagens e áudio através de conexões sem fio. E por fim, definimos a pré-venda, ou até mesmo, a propaganda, a que especificamente citamos acima, e que com algumas facetas consegue seduzir o público para o consumismo. Facetas estas já antecipadas por Lipovetsky, no texto anterior, e que insinuam um indivíduo obstinadamente metamorfoseado pelos padrões tecnológicos, em especial, quando lhe é proporcionado em demasia. Exemplo disso é do celular Nokia 6255, que atrai com suas inúmeras funções, dentre elas, de uma câmera que produz foto em formato JPEG, dispositivo que facilita a transferência para o computador, além de outros.

Parando um pouco para refletir, lançamos alguns questionamentos sobre toda esta ânsia de inclusão digital e tecnológica: É possível o homem viver sem celular? E o que seria da propaganda sem as inovações como a via bluetooth? Talvez, o próprio slogan da marca pode nos responde isto. Ele diz: Connecting people.

Confiram a propaganda na íntegra, vale a pena para entender mais sobre esta análise: http://www.youtube.com/watch?v=H5x3WmUxF9I

Nenhum comentário: