segunda-feira, 21 de julho de 2008

“O CELULAR É A MENSAGEM?”

Mobilidade e interatividade, web e mobile, conexão via Bluetooth, tecnologias voltadas para celular, citadas anteriormente aqui neste blog e que visam investimentos de mercado. Em suma, o usuário passa a ter acesso ao celular 3 vezes mais do que a própria internet, e que além disso, se trata de uma ferramenta que proporciona um rico banco de dados se vinculado às operadoras, estas que estão disponíveis a todo instante, emitindo sms, os chamados torpedos, no intuito de trazer resultados como da empresa de publicidade F. biz, também citada anteriormente, que acumula mais 300.000 visitas em 40 dias de acesso de seus consumidores. Levando esta realidade para o âmbito da Teoria da Comunicação, especificamente, para a dialética de Marshall MacLuhan, onde o estudioso aborda sobre os meios de comunicação como extensão do homem, podemos afirmar que o indivíduo perde a noção do processo contínuo do uso do celular, ele não percebe toda a estrutura e proposta em torno de si sobre esta tecnologia, não percebe tudo o que pode estar por trás das mensagens e das novas tecnologias. Em o Meio é Mensagem, MacLuhan diz:

“Numa cultura como a nossa, há muito acostumada a dividir e estilhaçar todas as coisas como meio de controlá-las, não deixa, às vezes, de ser um tanto chocante lembrar que, para efeitos práticos e operacionais, o meio é a mensagem. Isto apenas significa que as conseqüências sociais e pessoais de qualquer meio – ou seja, de qualquer uma das extensões de nós mesmos – constituem o resultado do novo estalão introduzido em nossas vidas por uma nova tecnologia ou extensão de nós mesmos”.

Com esta percepção do autor, podemos afirmar que o celular seria a mensagem? E suas tecnologias, como o Bluetooth, a extensão do homem?

Abrimos este debate para maiores discussões.

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