quinta-feira, 17 de julho de 2008

MUDANÇAS QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS FAVORECEM



É possível criar usos múltiplos e diferenciados para as tecnologias. Nisso está o seu encantamento, o seu poder de sedução, como vimos anteriormente na contextualização através de Lipovetsky. Os produtores pesquisam o que nos interessa e o criam, adaptam e distribuem para aproximá-lo de nós. A sociedade, aos poucos,parte do uso inicial, previsto, para outras utilizações inovadoras ou inesperadas. Podemos fazer coisas diferentes com as mesmas tecnologias. Com odemos comunicar -nos -enviar e receber mensagens- podemos buscar informações, podemos fazer propaganda, ganhar dinheiro, divertir-nos ou vagar curiosos, pelo mundo virtual. O BLUETOOTH, como especificado em posts anteriores, é o mais rápido transmissor de informações. Ele vai nos permiteir, apenas num "apertar a tecla" que todas as informações selecionadas sejam transferidas quase que imediatamente para o outro aparelho celular.
Há um novo re-encantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual. Me comunico realmente -estou conectado efetivamente com pessoas através de meu aparelho celular - e ao mesmo tempo, minha comunicação é virtual: eu permaneço aqui, na minha casa ou escritório, me comunico sem mover-me, trago dados que já estão prontos, converso com pessoas que não conheço e que talvez nunca verei. É essa a a chamada INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço. Antigamente o telefone interurbano -por ser caro e demorado- era usado para casos extremos. A nossa expectativa em relação ao interurbano se limitava a casos de urgência, economizando telegraficamente o tempo de conexão.Com o barateamento das chamadas, falar para outro estado ou país vai tornando-se mais habitual, e ao acrescentar o fax ao telefone, podemos enviar e receber também textos e desenhos de forma instantânea e prazerosa.

O telefone celular vem dando-nos uma mobilidade inimaginável alguns anos atrás. Posso ser alcançado,se quiser, ou conectar-me com qualquer lugar sem depender de ter um cabo ou rede física por perto. A miniaturização das tecnologias de comunicação vem permitindo uma grande maleabilidade, mobilidade, personalização (vide walkman, celular, notebook...), que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível (alcançável), em qualquer lugar e horário. Essas tecnologias portáteis expressam de forma patente a ênfase do capitalismo no individual mais do que no coletivo, a valorização da liberdade de escolha, de eu poder agir, seguindo a minha vontade. Elas vêem de encontro a forças poderosas, instintivas, primitivas dentro de nós, às quais somos extremamente sensíveis e que, por isso, conseguem fácil aceitação social.

Isso, segundo Lipovetsky é o processo de aceitação e desvalorização das coisas. Logo, tudo o que é novo será velho. Lipovetsky diz que tudo é EFÊMERO, havendo sempre o mesmo processo de "encatamento e desencantamento". Aquele aparelho celular que eu compro hoje, amanhã será ultrapassado e consequentemente eu serei seduzida a comprar o modelo mais avaçado.
A informação é processada da mesma maneira que um simples aparaelho celular. O encantamento, a rapidez com que ela chega até nós faz com que amanhã seja necessário um reciclagem, uma novo modelo de informação. Devemos essa rapidez ao novo padrão comunicacional, INTERNET, TELEFONE MÓVEL, TV DIGITAL e não podemos esquecer o BLUETOOTH.

Logo mais estaremos aqui falando sobre o processo da PUBLICIDADE - a informação convertida em propaganda.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio; A rendição da cultura à tecnologia.São Paulo, Nobel, 1994.

Nenhum comentário: